Agenda de Eventos do Conservatório de Música do Porto

2.10.07

Reflexão sobre o dia de Domingo...

O projecto "1001 Músicos" aconteceu a 30 de Setembro de 2007.

Da minha classe participaram cerca de 50 alunos do Coro Juvenil do passado ano lectivo. Cantaram de memória a obra "The Golden Vanity" de B. Britten e foram motivo de orgulho para mim e para todos os que os acompanham: Familiares, Professores e Amigos. Só lhes posso dar os parabéns pelo profissionalismo e pela entrega!

50 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos levantaram-se às 4 da manhã de Domingo, partiram para Lisboa às 5:30 da manhã (viagem assolada pelo mau tempo). Iam cantar em 2º lugar, num concerto que começava às 10 horas da manhã. Chegados ao CCB às 9:20 horas tinhamos, ainda, de recolher a identificação (juntamente com as senhas de almoço e lanche) e distribuí-las pelos alunos. Ainda houve tempo para vestir as fardas (graças à preciosa ajuda de algumas mães) e fazer um breve, muito breve, aquecimento.

Entrámos no palco, pela ordem previamente ensaiada e, depois de arrumar algumas cadeiras, posicionar-me em local minimamente visível para o pianista (Prof. João Queirós) e para os ensonados pequenos cantores do Norte, demos o nosso melhor. Pena que o público, em momento algum do dia de ontem, tenha dado o seu melhor...

Pena que Coros como o da Academia de Viana do Castelo, ou do Instituto Gregoriano, tenham visto a sua qualidade manchada com o ruído insuportável do público que ali esteve.

Parabéns a todos os Músicos que, muitas vezes movidos pelo amor à arte que representam, nos fazem esquecer, por momentos, o ruído...

o ruído...esse que se torna, cada vez mais, uma constante na comunicação e nas relações...



Obrigada aos meus alunos por serem da Brigada Anti-Ruído!;)




2 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Pois é, tive pena de não poder ter ido ver e ouvir. Pelo que diz fiquei a ter tido pena também de não ter feito parte das brigadas anti-ruído.

Precisa-se de ensinar o publico que o seu silêncio também é música.

Bom ano escolar para os seus alunos.

Anónimo disse...

Gostei muito de participar neste espectáculo, que foi o meu último como membro do coro juvenil.

Realmente o barulho foi horrível mas todos os que fizeram espectáculo de ordem musical portaram-se muito bem.

Muitos Parabéns para todos! :D