Agenda de Eventos do Conservatório de Música do Porto

13.11.07

Novo ensaio "Verdi" a acrescentar à lista...

...dia 25 de Novembro (DOMINGO), das 16 às 19 horas
Local: Auditório da Igreja de Cedofeita (a confirmar)


Pensamento do dia: aconselho a leitura de "Zen e a arte do tiro com arco"*, de Eugene Herrigel.

Depois de um ano de treino intensivo, ser capaz de estirar o arco de forma "espiritual", ou seja, energicamente e sem esforço, não é propriamente um resultado extraordinário. No entanto, eu dei-me por satisfeito, já que começava a perceber porque motivo se designa de "arte gentil" (...) Por isso, desde tempos imemoriais, o arquétipo desta arte é a água, que se esquiva, sem nunca ceder. Também Lao Tse diz que a vida autêntica se assemelha à água que, nada recusando, a tudo se ajusta. Além disso, na escola do mestre circulava a sentença: Quem escolhe o princípio fácil, encontra o fim difícil. O meu princípio foi extremamente difícil. Assim sendo, não poderia eu encarar com confiança tudo aquilo que me esperava, e cujas dificuldades já vislumbrava vagamente?


* Foi-me aconselhado há 10 anos por alguém que por mim passou. Li e nunca mais esqueci, ainda que muitas vezes não me lembre de o lembrar...

Sem comentários: